Como o marketing de viagens pode ajudar sua empresa a sair da crise no turismo

marketing-de-viagens (1)

O grande desafio dos negócios turísticos é reconquistar os viajantes. Para isso, é essencial saber como o marketing de viagens pode ajudar sua empresa a sair da crise no turismo

O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise causada pela pandemia da Covid-19. As empresas tiveram longos períodos sem poder trabalhar. Viagens foram canceladas, reservas foram remarcadas e as incertezas dominaram os negócios turísticos.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 2020 foi o pior ano da história para o setor. Houve redução de 75% nas viagens em todo o mundo. Segundo a entidade, o turismo global retrocedeu ao nível da década de 1990. Em relação ao prejuízo financeiro, as perdas ultrapassam US$ 1,1 trilhão na receita do turismo internacional. 

Agora, o desafio que se coloca a destinos, hotéis, agências de viagens e empresas de serviços turísticos é: como retomar as atividades e reconquistar os viajantes? E, mais precisamente, como o marketing de viagens pode ajudar sua empresa a sair da crise no turismo?

Primeiramente, é preciso entender como será o novo turismo para oferecer os serviços adaptados. Em seguida, é fundamental comunicar a seus clientes potenciais tudo que foi feito para tornar as viagens seguras. É aí que entra o marketing turístico.

A seguir, vamos te explicar como aplicar o marketing de viagens para sair da crise no turismo. Com as estratégias certas, sua empresa pode vencer este momento e voltar a receber os viajantes. Pode acreditar.

Como será o novo turismo?

marketing de viagens

As empresas de turismo têm grandes desafios pela frente. Para começar, é preciso compreender todas as mudanças que a pandemia trouxe para o comportamento das pessoas e, por consequência, para as viagens.

De modo geral, o viajante do Pós-Covid será mais conectado, evitará aglomerações, terá mais cuidado com as medidas sanitárias, aplicará o consumo consciente, priorizará a sustentabilidade e terá preferência por passeios ao ar livre e em contato com a natureza.

Esse novo perfil de viajante definirá como será o novo turismo. Destinos, hospedagens, agências de viagem e empresas de serviços turísticos têm que se adaptar ao novo viajante para vencer a crise.

A tendência é que o turismo regional seja o primeiro a se recuperar. O destaque será dos destinos próximos, que podem ser visitados de carro. Neste contexto, ganharão força o turismo rural, o turismo de natureza, o turismo de bem estar, o ecoturismo, o turismo de aventura e o turismo gastronômico.

As viagens internacionais ou as que necessitam de grandes deslocamentos só deverão retornar após a imunização global. Ainda assim, tanto no turismo regional quanto no internacional, o viajante dará preferência para experiências exclusivas. 

Os destinos mais badalados, que antes sempre atraíram grandes multidões, terão que se adaptar ao novo turismo. Isto porque o turista Pós-Covid deve preferir lugares mais tranquilos e vazios.

Entenda como o marketing de viagens pode ajudar sua empresa

Mas como o marketing de viagens pode ajudar sua empresa? A adaptação das empresas ao novo turismo passará também por suas estratégias de marketing turístico

É preciso se reinventar para oferecer aquilo que o novo viajante procura. Para isto, a comunicação é ferramenta essencial.

Somente através dos canais digitais, seu negócio poderá alcançar os turistas no Pós-Covid e mostrá-los o que fez para se adaptar ao novo cenário. Por isso, é fundamental investir no marketing digital no processo de recuperação. 

Porém, é importante destacar que o rumo dos negócios turísticos, bem como de suas campanhas de marketing, devem ser norteados pelas seguintes questões: 

  • Como é o novo turismo? 
  • De que forma sua empresa vai se posicionar neste novo cenário?
  • Qual perfil de viajante irá atender?

A partir destas informações, poderá montar um plano de marketing turístico adequado ao Pós-Covid para conquistar os viajantes.

Não sabe como fazer isto? Uma boa dica é procurar uma agência especializada em marketing turístico para te auxiliar na recuperação Pós-Covid. Um exemplo é a Travel Media PR, que oferece soluções de mídia e assessoria de comunicação para empresas de turismo e viagens.

Com atuação global, a Travel Media PR lidera uma série de projetos de sucesso que têm como objetivo fidelizar destinos turísticos, hotéis, serviços e agências de viagens.

Estratégias de marketing turístico para o Pós-Covid

Para sair na frente da concorrência e reconquistar a confiança dos viajantes, as estratégias de marketing turístico para o Pós-Covid devem ser pensadas considerando todas as mudanças ocorridas neste período de reclusão.

Não bastará fazer o tradicional marketing digital. É preciso estar atento e atualizado para conseguir chegar ao novo perfil de turista. 

Mas como elaborar as melhores estratégias de marketing turístico para o Pós-Covid? Veja nossas dicas:

  • Esteja online: o isolamento tornou o mundo ainda mais conectado. Se antes a internet já estava entre os principais canais de pesquisa, hoje ela é a primeira opção. O turista que quer voltar a viajar vai buscar no ambiente online toda informação de que precisa. Além disso, fará toda a compra de sua viagem por canais digitais. Ou seja, sua empresa precisa saber se colocar na internet para alcançar este novo viajante.
  • Venda experiências: invista na venda de experiências. Após tanto tempo de isolamento, o viajante está sedento por momentos inesquecíveis, que saiam totalmente de sua rotina. É fundamental mostrar que seu negócio pode oferecer mais do que um produto ou serviço.
  • Aposte no e-commerce: assim como a pesquisa sobre a viagem começará, prioritariamente, na internet, a finalização e compra dos serviços também. Por isso, se sua empresa não tem uma loja online, é essencial apostar no e-commerce no turismo Pós-Covid.
  • Mostre flexibilidade: a pandemia fez com que muitos viajantes tivessem que remarcar ou cancelar suas viagens. As empresas tiveram que flexibilizar suas políticas para manter os clientes. E este comportamento deverá seguir. Portanto, divulgue políticas de remarcação e cancelamento flexíveis. Adotar esta postura dará mais segurança para o turista.
  • Demonstre segurança: o novo viajante precisará sentir-se seguro para escolher conhecer um novo lugar. Destinos, hotéis, agências de viagens e empresas de serviços turísticos devem adotar todos os protocolos sanitários das autoridades, assim como divulgar todas ações que realizam para deixar o turista seguro.
  • Utilize ferramentas online: um grande diferencial no marketing turístico para o Pós-Covid será intensificar o uso das ferramentas online para a promoção de seus produtos e serviços, principalmente imagens e vídeos. Invista em tours virtuais, influenciadores digitais, dicas sobre passeios, entre outros.
  • Destaque ações de sustentabilidade: o viajante Pós-Covid estará mais preocupado com a sustentabilidade. Dê destaque para todas as ações que sua empresa adotou durante a pandemia. Mostre como se adaptou ao novo cenário e como sua empresa contribuiu para o mundo e a sociedade.
  • Ofereça promoções e bônus: o poder aquisitivo, de modo geral, caiu devido a crise causada pela Covid-19. Por isso, uma ótima estratégia de marketing turístico Pós-Covid será oferecer promoções e bônus. Muitas empresas podem apostar na redução das tarifas. Porém esta tática pode surtir um efeito indesejado, já que preço muito baixo pode dar a ideia de um serviço ruim. Ao invés de comprometer sua imagem e ganhos, opte por criar promoções ou recompensar o cliente com bônus ou cortesias.
  • Crie novos pacotes para destinos pouco frequentados: como já dissemos, o turismo regional deve ser um dos mais procurados após a pandemia. Pesquise novos destinos, ofereça sugestões de pacotes inovadores. O Brasil é um país rico em biodiversidade, cultura e entretenimento. Não faltam lugares para você explorar.

Posts relacionados